Método Construtor
Vimos antes como criar uma classe, mas para usar plenamente essa classe, precisamos de um método construtor. O método construtor é desenvolvido da mesma forma que uma função, a única diferença é que ele tem o mesmo nome da classe.
Isso se deve ao fato de que um objeto deve ser construído cada vez que chamamos a classe. E a responsabilidade de fazer isso é do construtor. Isso porque nós podemos ter dois objetos com a mesma característica, mas que não são os mesmos objetos.
Sempre que criamos uma classe, Java automaticamente vincula um método construtor padrão interno com o mesmo nome da classe, mas sem inicializar nenhum atributo.
Por exemplo, voltamos para a classe conta. Sempre que criarmos um objeto dessa classe, podemos definir um construtor padrão sem argumentos no qual já contém os valores dos atributos definidos por nós mesmos.
This
This é usado para fazer auto-referência ao próprio contexto em que se encontra. Resumidamente, this sempre será a própria classe ou o objeto já instanciado.Esse conceito de auto-referência é importante para que possamos criar métodos construtores sobrecarregados e métodos acessores mais facilmente.
public class Conta {
int numero;
String dono;
double saldo;
double limite;
//método construtor
public Conta (){
this.saldo = 100; // todo objeto criado inicia com 100 reais de saldo
//o this serve pra dizer que se refere ao saldo dessa classe
}
boolean sacar(double valor) {
if (valor > saldo) {
System.out.print("Saldo insuficiente");
return false;
} else
saldo = saldo - valor;
System.out.print("Seu saldo agora é: " + saldo);
return true;
}
}
ao invés de
ResponderExcluirsaldo = saldo - valor;
use
saldo -= valor;